Dica #01 – Panorama geral sobre a redação no vestibular

Produzir textos é trabalhoso?

Claro. Graciliano Ramos foi preciso ao comparar o ofício de lavar roupas (à mão, em uma época em que não havia máquinas de lavar) ao processo da escrita:

“Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda do varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer“. (Graciliano Ramos).

Entretanto, não é um dom dado a poucos, mas, sim, técnica.

Partindo disso, em nosso primeiro encontro conversamos sobre os seguintes temas:

  1. A Oficina da Palavra;
  2. a redação no vestibular;
  3. o que espera a banca?
  4. quais os critérios de correção?
  5. a gênese textual;
  6. o pré-texto;
  7. a importância do planejamento;
  8. proposta de redação da semana.

Até mais,

Cyntia

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